Santos Dumont NÃO inventou o avião. Lamento, brasileiros!

editado July 2023 em Religião é veneno
Fotos do Flyer III voando, em 1905, antes do 14 Bis:

640px-1905_Wright_Flyer_III_%28flight_41%29.jpg
Wright_flyer_III_loc_gov.jpg
an-early-flight-of-the-wright-flyer-probably-the-flyer-iii-built-by-fdx5ja.jpg
800px-1905_Wright_Flyer_III_%28flight_23%29_thin.jpg
1905a.gif





Comentários

  • editado July 2023
    Ninguém "inventou" o avião.
    O avião foi o resultado de um avanço gradual que muitos entusiastas vinham tentando e copiando uns aos outros naquela época.
    Semelhante ao que ocorreu com o primeiro computador pessoal. Não existe um "inventor", existe quem fez o primeiro mais funcional.

    A pergunta a ser respondida é: "Quem foi o primeiro a voar em uma aeronave com asas"?
    Dai a resposta é: Irmãos Wright!
    Eles voaram primeiro usando uma aeronave com asas impulsionada por uma catapulta.

    Já Santos Dumont teve um projeto próprio e talvez desconhecesse o voo dos Irmãos Wright, com uma aeronave auto-impulsionada, voou com ela com sucesso na mesma época, mas depois deles.
    É um grande feito, mas será menos lembrado mundo a fora por não ter sido o primeiro a voar nesse tipo de aeronave.
  • NadaSei escreveu: »
    Já Santos Dumont teve um projeto próprio e talvez desconhecesse o voo dos Irmãos Wright, com uma aeronave auto-impulsionada, voou com ela com sucesso na mesma época, mas depois deles.
    É um grande feito, mas será menos lembrado mundo a fora por não ter sido o primeiro a voar nesse tipo de aeronave.

    É um chauvinismo brasileiro insistir que o 14 Bis marca a invenção do avião.
    Aquilo era uma pipa gigante, que andava de ré e cujo voo não passou de um salto.
    O próprio Santos Dumont abandonou totalmente aquele projeto e concepção para construir uma avião de verdade, o Demoiselle.
    O Flyer era desde o início um projeto de avião completo, com todos os principais componentes para voo controlado, tanto que mudou pouco seu design básico ao longo do desenvolvimento de suas versões.
  • Acauan escreveu: »
    É um chauvinismo brasileiro insistir que o 14 Bis marca a invenção do avião.
    A banda dos meus tios Flavio e Claudio Venturini leva o nome da invenção e parece conseguiu "voar" por mais tempo. =)




    Não poderia perder a oportunidade de tietar.
    Comecei a tocar guitarra por causa do Van Halen e do Claudio.
  • 14 bis é legal
  • Judas escreveu: »
    A banda dos meus tios Flavio e Claudio Venturini leva o nome da invenção e parece conseguiu "voar" por mais tempo. =)

    Teus tios, a turma do Clube da Esquina?
    Que legal!
  • editado July 2023
    Acauan escreveu: »
    Judas escreveu: »
    A banda dos meus tios Flavio e Claudio Venturini leva o nome da invenção e parece conseguiu "voar" por mais tempo. =)

    Teus tios, a turma do Clube da Esquina?
    Que legal!

    Do clube só o Flávio. O Claudio era novo demais na época mas depois fizeram muitos shows juntos do pessoal do Clube.
    Claudio entrou pro 14bis porque era o carinha que nos ensaios da banda "O terço" chegava antes e ligava o som de todo mundo. Mexia nos fias, teclados e microfones. Aquele garoto interessado em fazer o que os adultos faziam. Isso o motivou a aprender guitarra e tempos depois ser o guitarrista do 14Bis.
  • Judas escreveu: »
    A banda dos meus tios Flavio e Claudio Venturini leva o nome da invenção e parece conseguiu "voar" por mais tempo. =)
    Ainda tenho o vinil do "1974".
  • Por aqui tem todos até o acústico que é do início dos anos 2000.
    Sem o Flávio não é a mesma coisa mas eles sempre se encontram e fazem shows juntos.
    Tem um show deles com Sá e Guarabira que é bem legal, é relativamente novo.
    Espanhola é do Flávio e do Sá (ou do Guarabira) se não me engano, embora por aí você ache páginas creditando a canção ao Flávio e o Toninho Horta. Talvez o Horta tenha tocado mas a letra não é dele.
  • editado July 2023
    Aos 31:21 o Claudio usa a guitarra da Roland totalmente anos 80 que tinha timbres de sintetizadores "built in" o som é bem legal e muita gente do mundo da guitarra tem inveja branca do som dele com essa guitarra
Esta discussão está fechada.